Por Márcio Rocha

Eu vejo de vez em quando (ou de vez em sempre), crentes dizendo que estão na prova, que estão no deserto, que tudo está difícil e que estão até pensando em desistir (eu não sei o que "desisitir" quer dizer exatamente). Pois bem. Eu posso estar errado, mas eu não consigo entender essa gente.
Você não é cristão? Você não conhece à Deus e não entregou sua vida à Ele? O que pode ser tão difícil que Deus não possa resolver!?
Sabe, as pessoas estão no "deserto" pedindo à Deus que mande a chuva. Mas quantos arregaçam as mangas e começam a preparar a terra?
Aí está o problema. É como se Deus fosse capaz de fazer tudo; mas na vida dos outros. Parece que o  seu problema é tão grande que nem Deus pode resolvê-lo. Mas isso não é verdade.  O seu problema (ou deserto, ou prova) não pode ser maior que o Deus Criador do Universo. 
Acontece que as pessoas se acostumam a ter problemas. Quando acaba um logo começa outro. A pessoa não sabe o que é uma vida em abundância, aquela mesma que Jesus prometeu. Ela acostumou-se a reclamar da vida e pedir oração por seus problemas. E assim os anos vão passando...
Jesus curou várias pessoas e disse-lhes: "Levanta e anda." O paralítico do tanque de Betesda foi um deles (João 5:8). Durante trinta e oito anos ele ficou deitado no seu leito à espera de alguém que lhe jogasse no tanque para que fosse curado (um anjo agitava as águas uma vez por ano e qualquer que se jogasse nas águas em primeiro ficava curado de qualquer enfermidade). 
Quando Jesus viu o homem perguntou à esse se ele queria ficar são. A resposta era óbvia, mas a decisão tem que partir da pessoa. O homem ao invés de dizer "sim eu quero", começou a contar a sua história triste e a sua miséria. Disse que era sozinho e que não havia ninguém que pudesse o jogar na água. Tem gente assim; especializado em contar histórias tristes, como se quisessem receber a piedade das pessoas o tempo todo. Acontece que as pessoas não se importam com os problemas dos outros. Estão todos preocupados com seus próprios problemas que não têem tempo de pensar nos outros. Eu acho que aquele homem já havia contado essa história várias vezes para as pessoas que passavam por ali. Ele estava acostumado com sua própria miséria. Ele já não tinha mais esperança. Talvez ele contasse sua história achando que alguém teria piedade dele e o jogasse na água. Como isso não acontecia ele continuava contando a sua miséria.
Mas dessa vez era Jesus que estava na frente dele!
É o que aconteceu quando você entregou sua vida à Jesus. Ele está na sua frente agora. Apesar de conhecer toda a sua vida e o seu sofrimento ele te pergunta: "você quer que eu te ajude?". Mas você está tão acostumado com a sua desgraça que você começa reclamar da sua sorte. O homem de Betesda estava há 38 anos naquela vida. Você pode estar há mais ou menos. Mas você teve um encontro com Jesus...
Jesus não vai passar a mão na sua cabeça. Não vai te dar uma cesta básica nem te dar dinheiro para comprar aquele remédio caríssimo que o governo não te dá. Ele não vai te dar uma mansão de 30 cômodos nem carro de luxo. Ele não quer saber há quanto tempo você está nessa vida nem o que você fez para se encontrar nesse fundo de poço.
Mas Ele diz para você: "Levanta e anda."
Você consegue ver o poder dessas palavras? Em outras palavras: a sua miséria acabou! O seu problema chegou ao fim! Levante-se e ande. Levante os olhos. Ande com a cabeça erguida. É Jesus quem está mandando. Levanta e anda quer dizer: se mexa, trabalhe, lute. Está procurando trabalho? Entre na empresa que você vai pedir emprego como se você já fosse um funcionário. Seja um vitorioso. Se você andar de cabeça baixa ninguém vai olhar para você. Faça a entrevista sorrindo. Distribua bom humor. Espalhe alegria!
Você acha que depois de passar 38 anos deitado em uma cama aquele homem andava de cabeça baixa e reclamando? Tenho certeza que ele passou o resto da sua vida na maior felicidade.
O seu salário está pequeno? Trabalhe mais. Seja esforçado. Seja honesto para com o seu patrão. Seja íntegro para consigo mesmo. De repente o seu patrão pode precisar de um novo chefe. Adivinha quem será indicado? Será o funcionário que vivia falando mal da empresa? Que chegava constantemente atrasado sempre com uma desculpa esfarrapada? Que faltava sempre ao trabalho? Que fazia o trabalho de qualquer maneira esperando um salário de miséria no fim do mês? Tenho certeza que não.
Está com problema na sua família? O seu marido é alcóolatra ou drogado e te maltrata? Ele te agride, te ofende e te trata como um objeto? Quanto tempo mais você vai aguentar isso? Jesus está dizendo: "Levanta e anda". Deixe esse crápula e arrume um Homem de verdade (com H maiúsculo mesmo) que te ame e te trate com carinho e te respeite. E seja feliz!
Eu não sei qual é o seu problema. Eu só sei que só depende de você agora. Jesus já disse o que você tem que fazer. Agora é com você.
Pare de reclamar da vida. Pare de contar os seus problemas à quem tem mais problemas do que você. As pessoas não podem te ajudar. Acho até que tem gente que fica feliz com a desgraça dos outros pois assim não se sentem sozinhas no meio da miséria.
Você teve um encontro com Deus. O dono da vida já resolveu o seu problema. Erga a cabeça e faça o que Ele mandou: LEVANTE E ANDE!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expostas nos comentários não refletem as dos autores do blog.